Bio
Pt: Compositor e pesquisador cujas atividades envolvem composição instrumental, composição eletroacústica e projetos artístico-pedagógicos com foco na música dos séculos XX e XXI. Obteve seu Bacharelado junto à FASM, Mestrado junto à Brunel University (Londres) e Doutorado junto à UNESP. Entre os anos de 2016 e 2019, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado, sediada no Departamento de Música da ECA/USP. Em 2017 atuou como Visiting Scholar na NYU Steinhard (NY). Entre os principais prêmios recebidos destacam-se os Prix Residence (1998), Prix pour oeuvre électroacoustique avec instrument (2008) – ambos no Concurso Internacional de Música Eletroacústica e de Arte Sonora de Bourges –, os Prêmios de Composição Clássica da Funarte (2009, 2014) e o Prêmio de Composição Orquestral Gilberto Mendes (2008). Entre 2011 e 2015 foi Diretor Artístico do grupo de música contemporânea Camerata Aberta. Atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2001, ministrado aulas de Composição, Música Contemporânea, Música Eletroacústica, e Análise Musical
En: Sergio Kafejian is a composer and researcher whose activities involve instrumental and electroacoustic compositions as well as artistic-podagogical project with emphasis on the music of the 20th and 21st century. He obtained his bachelor from the Faculdade Santa Marcelina (FASM), his Masters degree at Brunel University (London) and his doctorate from the Universidade Estadual Paulista (UNESP). Between 2016 and 2019, with support from the Foundation for the Support of Research of the State of São Paulo (FAPESP) he developed his post-doctoral research at the Escola de Comunicaçõa e Artes (ECA) of the Universidade de São Paulo (USP). In 2017 he was visiting scholar at the New York University, Steinhard (NY). He has been the recipient, amongst other, of the “Prix Résidence” and the “Prix pour oeuvre électroacoustique avec instrument” (2008) both form the Bourges International Electroacoustic Music and Sound Art Competition (France), the price for music composition of the Funarte in 2009 and 2014, and the price for Orchestral Composition Gilberto Mendes (2008). Between 2011 and 2015 he was artistic director of the orchestral formation specialized in contemporary music Camerata Aberta . Since 2001 he is professor at FASM, giving classes in contemporary music composition, electroacoustic music and music analysis.
Es: Compositor e investigador cuyas actividades involucran composición instrumental, composición electroacústica y proyectos artístico-pedagógicos centrados en la música de los siglos XX y XXI. Obtuvo su Licenciatura en la FASM, Maestría en la Brunel University(Londres) y Doctorado en la UNESP. Entre 2016 y 2019, con el apoyo de la Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP (Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de São Paulo), desarrolló una investigación posdoctoral, con sede en el Departamento de Música de la ECA/USP. En 2017 se desempeñó como Visiting Scholar en NYU Steinhard (NY). Entre los principales premios recibidos se destacan los siguientes: Prix Residence (1998), Prix pour oeuvre électroacoustique avec instrument (2008) – ambos en el Concurso Internacional de Música Eletroacústica y de Arte Sonora de Bourges -, Premios Funarte de Composición Clásica (2009, 2014) y el Premio de Composición Orquestal Gilberto Mendes (2008). Entre 2011 y 2015 fue director artístico del grupo de música contemporánea Camerata Aberta. Es profesor en la Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2001, donde da clases de Composición, Música Contemporánea, Música Electroacústica y Análisis Musical.
Determinação e Inderteminação: O Espaço da Improvisação nas Obras Abertas
Ao propor novas soluções para os impasses formais, estéticos e filosóficos da música de concerto dos anos 50, as obras abertaspossibilitaram – através do crescente espaço dado à indeterminação nas elaborações composicionais –, que a improvisação voltasse a fazer parte integrante das práticas musicais eruditas. Se inicialmente tal abertura se deu no âmbito formal, rapidamente todas as esferas da elaboração musical passaram a trabalhar com os novos equilíbrios entre elementos determinados e não-determinados. Visando compreender o sentido de improvisação que emerge neste processo, iremos nos aproximar um pouco do percurso de ressignificação das determinações constitutivas até então dominantes na composição escrita ocidental.