Horários das comunicações

Terça-feira, 05/11/2019, às 15:50

Auditório I

15:50 Carlos dos Santos. “Uma perspectiva de análise sobre a primeira seção da composição Série de arco, de Hermeto Pascoal”.

16:10 Marcos Branda Lacerda.“O minimalismo de Steve Reich e a música africana”. 

16:30 Luciana Orellana Lanus. “En pos de una definición del minimalismo latino-americano: análisis de la obra YAhora? de Coriún Aharonián”.

Auditório II

15:50 Fernando Cardoso.“The instrumental enterprise in the fifteenth century: cadential implications by means of refunctionalization on Agricola’s settings over the Comme femme desconfortée tenor”.

16:10 Jayme Cabral Guimarães, Robson Bessa Costa. “Articulações entre a Formenlehre e a Retórica Musical no Kyrie da Missa da Sagração de José Maria Neves”.

16:30 Fellipe Miranda Martins, José Henrique Padovani Velloso. “Analysis informed by audio features associated with statistical methods: a case study of ‘Imago‘ (2002) by Trevor Wishart”.

16:50 Marcus Held. “Gostos Reunidos na obra de Francesco Geminiani: Análise do Concerto Grosso Op. 7, n. 5”.

Auditório III

15:50 Pedro Razzante Vaccari.“Hibridez e sincretismo em três modinhas atribuídas ao Padre José Maurício Nunes Garcia: uma análise etnomusicológica”.

16:10 Danilo Alves, Adriana Lopes Moreira. “A tópica do canto de pássaros sob tratamento figural, imagético e discursivo aplicado à Shang Yang em Do Livro dos Seres Imagináriosde Valéria Bonafé”.

16:30 Lívia Paglerani Simão, Stéphan Schaub. “O Maracatu de Marlos Nobre: análise, contextualização e interpretação”.

16:50 Konstantin Zenkin. “Theories of variable functions in Russian musical researches, their potential and prospects”.

Sala 3 Pós Graduação

15:50 Willian Billi.“Similaridades entre as diferentes séries dodecafônicas de Mini Suíte das três máquinasde Aylton Escobar”.

16:10 Paulo Agenor Miranda. “A estrutura ausente: análise dos episódios heterofônicos de Coro (1975-76), de Luciano Berio”.

16:30 Andrés Duarte Loza.“Soundscapes narrativos: Toru Takemitsu y el diseño del espacio-tiempo de la banda de sonido”.

16:50 Ísis Natali Cardoso.“Análise pedagógica das seis Minúsculasde Guerra-Peixe”.


Quarta-feira, 06/11/2019, às 08:30

Auditório I

8:30 Edson Tadeu de Queiroz Pinheiro.“O Prelúdio da Suíte Quatro Coisasde César Guerra-Peixe: aspectos analíticos de sua linguagem musical”.

8:50 Willian Billi.“Poética musical de Aylton Escobar em Mini suíte das três máquinas”.

9:10 Eduardo Campolina.“O conceito de técnica e seus desdobramentos no processo criativo de Brian Ferneyhough”.

9:30 Charles de Paiva Santana, Didier Guigue.“Heterogeneity and synchronicity relationships: an analytical model for the structural function of texture and sound color”.

Auditório II

8:30 Gustavo Bonin.“Sequenza III, de Luciano Berio e Cathy Berberian: a enunciação tensiva nas presenças musicais e cênicas”.

8:50 Leandro Gumboski.“Da dissonância micrométrica: possibilidades teórico-analíticas”.

9:10 Vinicius Cesar de Oliveira, José Henrique Padovani.“Engendramento de estruturas musicais a partir da interação entre escrita instrumental e processos interativos em Tensio (2010), para quarteto de cordas e live-electronics, de Philippe Manoury”.

9:30 Huayma Tulian, Rogério Vasconcelos Barbosa. “Construcción de processos transitórios em OpenMusic: del caos al orden”.

Auditório III

8:30 Daniel Figueiredo. “As possibilidades de diminuição apresentadas por Giovanni Bassano nas três versões diminuídas do madrigal Ancor che col partirede Cipriano de Rore”.

8:50 Alfredo Zaine.“Notação não tradicional como suporte para a prática da técnica estendida e expressividade nas obras de vanguarda para flauta doce após os anos 1960”.

9:10 Alexandre D’Elboux, Bruna Mayer. “Análise do objeto Líbera como forma de notação musical: tradução, simulação e transformação”.

9:30 Ledice Fernandes Weiss, Silvio Ferraz. “Relações transversais entre compositor e performer: os exemplos de Ladainhae Eclusasde Silvio Ferraz”.

Sala 3 Pós-Graduação

8:30 Carlos C. Iafelice. “Ideia, forma e matéria: investigações sobre a modalidade polifônica na dialética zarliniana tardia”.

8:50 Ana Letícia C. Zomer, Adriana Lopes Moreira. “Análise musical de Mutationen VIde Cláudio Santoro”.

9:10 Alexandre Ficagna. “Análise como mote para uma conversa: elementos para uma poética do contágio”.

9:30 Pedro Henrique de Faria, José Henrique Padovani Velloso. “Aplicação de descritores áudio na análise de música mista com live-electronics: o caso de W.A.S.T.E. de Claus-Steffen Mahnkopf”.

Quinta-feira, 07/11/2019, às 08:30

Auditório I

8:30 Fabiana Sousa Machado, Rogério Barbosa. “Análises musicais da Galáxia NGC-5128, de Almeida Prado: abordagem das estruturas composicionais visando à interpretação musical”.

8:50 Guilherme Davino, Maurício Funcia de Bonis. “Candombléde Eli-Eri Moura: uma abordagem metalinguística”.

9:10 William Teixeira. “Frases, linhas, partes… fluxo de energia e a conexão melódica na performance musical”.

9:30 Arthur Faraco.“Análise da peça À derivasob a perspectiva da comprovisação como prática Experimental”.

Auditório II

8:30 Marcus Held. “Gostos Reunidos na obra de Francesco Geminiani: Análise do Concerto Grosso Op. 7, n. 5”.

8:50 Felipe Mello.“BrasilianasIV e V para piano de Radamés Gnattali: uma análise musical, tipificada e comparativa”.

9:10 Gregório dos Santos Oliveira, Maurício Giazzi, Donaldo Diaz. “Guaiamu, de Almeida Prado: análise musical com ênfase na Teoria dos Conjuntos”.

9:30 Ivan Eiji Simurra, Rodrigo Borges. “Analysis of Ligeti’s AtmosphèresExcerpt by Means of Computational and Symbolic Resources”.

Auditório III

8:30 Adolfo Maia Jr., Igor Leão Maia. “Ligeti’s Rhythm Patterns in Musica Ricercata IV: a Number Partitioning Approach”.

8:50 Danilo Alves. “Ciclos e Palíndromos rítmicos na obra Living Room Music de John Cage”.

9:10 Germancito Gras.“Espectro-morfologia instrumental: uma proposta de utilização do modelo de Denis Smalley na análise de música instrumental”.

Sala 3 Pós-Graduação

8:30 Renata Correia, Jéssica Papi Silva. “Simbiose entre perfomance e análise musical: uma perspectiva analítica de vozes condutoras e análise da performance do Prelúdio da Partita n. 5 para cravo, de J. S. Bach (BWV 829)”.

8:50 Eliana Asano Ramos, Yuka Almeida Prado, Rodolfo Coelho de Souza. “Relações Intertextuais entre Canções de Nepomuceno sobre poemas parnasianos e simbolistas, e a Mélodiefrancesa: Oraison(1894)”.

9:10 Filipe de Matos Rocha. “Análise dos perfis rítmicos de Meyer em diálogo com Lerdahl e Jackendoff, e Gentil-Nunes, aplicados ao repertório jongueiro da Serrinha”.

9:30 Murilo Gaspar Mendes.“Som e padrão de movimento: em busca das relações entre linguagem musical e identidade na prática musical dos pífanos do Cariri cearense”.

Horários das sessões de pôsteres

Os pôsteres deverão ser afixados no hall central do Centro de Convenções da UNICAMP até as 14:00 do dia 05/11/2019, terça-feira. Nos horários abaixo especificados, os autores dos pôsteres deverão estar ao lado dos mesmos para que possam dialogar com os presentes.

Terça-feira, 05/11/2019, das 15:10 às 15:40

Charles de Paiva Santana, Victor de Mello Freitas, Gabriela Spagnol, Jonatas Manzolli. “An Experiment on Affective Feedback and Algorithmic Composition”.

Alexy Viegas. “Análise musical assistida por computador no contexto da Musicologia brasileira: potencialidades e reflexões”.

Quarta-feira, 06/11/2019, das 15:20 às 15:50

Danilo Alves, Adriana Lopes Moreira. “Noção de gesto como agenciador formal cíclico nas 3 Miniaturas para Piano de Edino Krieger: um mosaico de figuras”.

Ednilson J. T. Lázzari. “A classificação das distâncias, agrupamentos e categorizações de diversos elementos musicais através de três métodos de avaliação de similaridades desenvolvidos na psicologia cognitiva: Modelo de Contraste, Alinhamento Estrutural e Transformação”.

Ricardo Tanganelli.“Temporalidade e memória na obra Repetitions in extended time(2008), de Bryn Barrison”.

Quinta-feira, 07/11/2019, das 15:00 às 15:40

Lucia Esteves, Verônica Almeida Rosa.“Tátil, de Valéria Bonafé: texturas e tempos que determinam a forma”.

Maria Clara Peinado. “Os cânones atonais livres de Anton Webern: uma análise do Op. 16, nº I, III e V”.