EITAM 5 – Programação

Programa do EITAM 5 abaixo.

Intitulado Contextos, meios e transversalidades nas práticas musicais analíticas, o V Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, EITAM5, é, em seu conjunto, uma realização de cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UNICAMP, USP, UNESP e UFMG, cujo principal objetivo é fortalecer as pesquisas nas áreas de Teoria e Análise Musical no cenário acadêmico.

Tendo como foco as intersecções de saberes no campo de estudos em análise e teoria musical, o tema escolhido busca explorar a colaboração entre as diferentes estratégias analíticas decorrentes das especializações que foram se sedimentando ao longo dos séculos XX e XXI. A transferência de meios, questionamentos e argumentos inerentes às diversas técnicas analíticas atualmente disponíveis será encorajada nesta quinta edição do Encontro Internacional.

Uma interlocução aberta entre os elementos formativos do corpusde pesquisa disponível conduz a ressignificações de processos lastreados em conhecimentos consolidados. Ciente disso, o EITAM5 abre espaço para que estratégias construídas a partir da análise assistida por computador possam interagir com métodos decorrentes do distanciamento temporal das fontes originais da música antiga, para que investigações sobre vozes condutoras possam dialogar com técnicas voltadas à percepção multimodal de obras eletroacústicas, para que práticas em improvisação barroca possam se correlacionar com recursos em improvisação popular e livre, para que a intersecção de métodos analíticos seja vivenciada, para que se mantenha viva a criação em composição, análise e performance.

O Encontro será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2019. Contará com 5 conferências, sendo 3 delas proferidas por convidados estrangeiros e 2 por convidados brasileiros; mesas redondas transversais, formadas por 3 pesquisadores referencias de tendências analíticas distintas entre si; sessões de comunicações decorrentes de submissões espontâneas avaliadas através do sistema duplo cego (double blind review), conforme apresentado na página Programação.

As propostas de comunicações e pôsteres serão submetidas sob a forma de Resumos. Os artigos decorrentes das submissões aprovadas serão publicados nos Anais do EITAM5. Ao final do Encontro, a Coordenação Científica divulgará os títulos de 10 artigos escolhidos para compor um número especial da Revista Música da USP.

Que nossa intuição analítica esteja aberta à renovação cotidiana de nossa criatividade musical!

Adriana Lopes Moreira
Coordenadora Científica do EITAM5

Programa EITAM 5 

Terça-Feira, dia 5 de Novembro

8h45-9h45:       Credenciamento

9h45-10h10:     Abertura

10h10-11h10    Mesa “transversal”:  Analizing/Studing improvised music

Participantes


Mediação

Pq. Dr. Clément Canonne
Prof. Dr. Paulo José Siqueira Tiné
Prof. Dr. Sergio Kafejian
Prof. Dr. Rogério Costa

IRCAM (França)
UNICAMP
FASM/USP
USP

11h15-12h45    Palestra: Prof. Dr. Damian Rodrigues Kees

                           (Universidad Nacional del Litoral Argentina)
                            Cuerpo y Sonido. Una revisita al gesto escénico en músicas recientes.

12h45-14h00    Almoço

14h00-15h00    Mesa “transversal”: A análise como construção/reconstrução das suas representações

Participantes


Mediação

Profa. Dra. Carla Bromberg
Profa. Dra. Carole Gubernikof
Prof. Dr. Marcos Lacerda
Prof. Dr. Jônatas Manzolli

PUC-SP
UNIRIO
USP
Unicamp

15h00-15h10    Lançamento de livro

15:10-15:40 Apresentações de pôsteres e café

15h40-17h20    Comunicações

18h30-19h30    Concerto de abertura: Obras do Dámian Rodriguês Kess com a participação do compositor e do grupo de percussão da UNICAMP (GRUPU).
Local: Sala Almeida Prado UNICAMP

Quarta-Feira, dia 6 de Novembro

8h30-10h00      Comunicações

10h15-11h45    Palestra: Prof. Dr. Ian Pace

                           (City University London)
                           In Defense of AIP (Analytically-Informed Performance): The Performance-Analysis Dialectic Revisited.

11:45-12:45 Mesa “transversal”: O “Modelo da fala” na teoria e na análise musical

Participantes

Mediação

Profa. Dra. Heloisa Valente
Prof. Dr. William Teixeira
Profa. Dra. Ledice Fernandes Weiss

UNIP
UFMS
USP

12h45-13h50    Almoço

13h50-15h20    Palestra: Prof Dr. Jean Marc Chouvel
                           (University Paris-Sorbonne, France – IReMus)
                           Musical Analysis and Representation

15h20-15h50    Café e apresentações de pôsteres

15h50-17h40    Recital de Piano (Auditórium do Instituto de Artes)

                            Prof. Dr.. Ian Pace, piano.

19h                  Confraternização . Local: Restaurante Valise de Cronópio. Site.

Quinta-Feira, dia 7 de Novembro

8h30-10h10      Comunicações

10h10-11h10    Mesa redonda: Legado pedagógico e teórico da Rítmica de J. E. Gramani

Participantes


Mediação

Profa. Dra. Gloria Cunha
Prof. Dr. Leandro Barsalini
Prof. Dr. Luiz Henrique Fiaminghi
Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira

UNICAMP
UNICAMP
UDESC
USP

11h15-12h45    Palestra: Profa. Dra. Denise Hortencia Lopes Garcia  (UNICAMP)
                           A análise e a composição: o que busca um compositor quando analisa uma obra

12h45-14h00    Almoço

14h00-15h00    Mesa Redonda: The implications/application of the computer in music analysis and composition

Participantes


Mediação

Profa. Dra. Tatiana Catanzaro
Prof. Dr. Jean-Marc Chouvel
Prof. Dr. José Henrique Padovani
Prof. Dr. Silvio Ferraz

UnB
Paris-Sorbonne
UFMG
USP

15h00-15h40    Café e apresentações de pôsteres

15h40-17h10    Palestra: Pq. Dr. Clément Canonne                                        
                           (IRCAM-CNRS, França)
                           A Continuum of Improvisational Practices? Some More Thoughts on Improvisation

15h00-18h00      Masterclass de piano

                             Prof. Dr. Ian Pace (com alunos dos Profs. Drs. Mauricy Martin e Alexandre Zamith)